Cobertura Papo Sertanejo

Completamente leve, Gusttavo Lima reafirma sua identidade em novo DVD

O Papo Sertanejo esteve presente na gravação que aconteceu nos dias 25 e 26 de março. Confira os detalhes de “Fifty 50/50 Fifty”

Ontem

O meu primeiro contato com Gusttavo Lima foi mais ou menos em 2010, quando voltava da faculdade, em Goiânia, de carona com uma colega. Ela ouvia, incessantemente, uma música que eu nem sabia de quem era, mas que me lembrava muito o cantor Eduardo Costa.

A música que estava no modo repeat era “Rosas, versos e vinhos”. Perguntei de quem era e ela me mostrou um CD promocional. Foi quando descobri que a voz era de um novo cantor chamado Gusttavo Lima.

Desse dia em diante passei a acompanhar e a conhecer melhor o Gusttavo. Um cara, com quase a mesma idade que a minha, tentando a todo custo se superar e afirmar sua personalidade artística.

Mas foi logo após perder sua irmã, em 2012, e anunciar que iria parar de cantar que o conheci melhor e fiquei fã no sentido amplo da palavra. Foi por aqueles dias que descobri sua real história de vida. Antes, tudo o que eu sabia eram especulações, fofocas.

E após o baque, lá foi Gusttavo Lima, mais uma vez, se reafirmar. Mas desta vez, primeiramente para ele mesmo. E depois em cima do palco.

Hoje

Viajando no tempo, pro começo deste ano, quando fiquei sabendo que o cantor gravaria um DVD em Caldas Novas, interior de Goiás, a cerca de 80 km da sede do Papo Sertanejo, vi a grande oportunidade de acompanhar o show de perto. Foi quando comecei a saga em busca de uma credencial.

Muitos e-mails, muitos telefonemas e algumas (muitas) dificuldades no caminho. A escolha de Caldas Novas proporcionou essa possibilidade de cobertura, mas também colocou alguns entraves – como a qualidade precária do sinal de internet e telefone especialmente no local da gravação, o clube Lagoa Thermas Parque – o que prejudicou (e muito) o nosso trabalho.

De acordo com a assessoria do cantor, a cidade de Caldas Novas foi escolhida pela beleza da natureza e pelo fato de ninguém ter gravado um DVD no local. E o nome do DVD Fifty 50/50 Fifty foi escolhido em função do repertório, que contava tanto com músicas de balada, quanto com músicas românticas.

A gravação aconteceu nos dias 25 e 26 de março deste ano (2016), no feriado de Páscoa. O show seguiu o conceito apresentado.

A beleza do local foi muito bem aproveitada por Zé Carratu, que soube valorizar e criar uma atmosfera única, totalmente ligada ao tema do DVD 50/50 – a contraposição proposta no conceito era visível no cenário, representada pelo contraste entre a natureza e a tecnologia. A captação das imagens ficou a cargo do competente Raoni Carneiro.

Confira galeria de fotos

Fotos: Marcel/EGL

Repertório

O DVD conta com 4 regravações. Os hits “Não paro de beber”, “Jejum de amor”, “Tá faltando eu” e “Se é pra beber eu bebo”, por motivos óbvios, já estavam na boca da galera. No repertório, um time de compositores com músicas de peso. Destaque para a canção “Que pena que acabou”, dos compositores Jujuba, Hiago Nobre, Bruninho Moral e Xuxinha, que será a primeira música a ser trabalhada pelo cantor. Durante a gravação, a todo momento, no intervalo entre uma música e outra, Gusttavo soltava um trechinho de “Que pena que acabou” e o público, em coro, acompanhava à capela.

Outra forte candidata a hit (e nossa aposta) é a canção “Bebendo mais amando menos” de Renato Moreno e Paula Mattos.

Momento emocionante, foi quando apenas o cantor acompanhado por Dudu Borges no piano cantou “Piano e voz”. Antes de iniciar a música, o Gusttavo citou a perda de sua mãe, Dona Sebastiana Batista, que morreu em dezembro de 2015.

Durante o show, o mineiro se declarou goiano de coração e logo em seguida cantou “Vai passar” com um violão estampado com a bandeira de Goiás que, segundo Gusttavo, foi feito em homenagem ao estado.

Comemoração

Vale ressaltar que Gusttavo estava completamente solto, leve no palco e apresentava estar muito feliz. Tanto que, ao finalizar o segundo dia de gravação, perguntou se estava tudo certo com a captação do áudio e das imagens e prometeu voltar ao palco. Minutos depois, o cantor voltou e fez mais duas horas de show – cantando músicas que já estão na estrada – comemorando o novo projeto.

Este sou eu, as pessoas me conhecem cantando estes ritmos e quis fazer algo com esta mistura. Foi uma logística de doido…rs, mas eu queria que fosse em Caldas e deste jeito”, comentou o cantor.

Este é o primeiro grande projeto de Gusttavo em parceria com o Dudu Borges. Alguns dias antes da gravação, Dudu, em entrevista à revista Veja, afirmou que estava fazendo um trabalho de recolocação do cantor, já que por muito tempo Gusttavo estava saindo no nacional e regionalizando suas músicas, o que o deixava um pouco brega.

Estava ficando brega, não que isso seja ruim, mas pra idade do Gusttavo, começa a destoar”, afirmou o produtor na entrevista.

De acordo com Dudu Borges, ainda nessa entrevista, o ponto chave do cantor é que ele é jovem e as pessoas precisavam ver isso, uma vez que ele já era o “Gusttavo Lima” com sua personalidade consolidada. Faltava o Gustavo ser o Gusttavo.

E se a tarefa era se reafirmar, voltar a ser Gusttavo Lima, neste DVD ele (eles) conseguiu (conseguiram). Desde a escolha do nome / conceito, passando pelo repertório acertado, o 50/50 é mais Gusttavo Lima do que nunca.

“Que pena que acabou”

Confira as músicas gravadas

  1. Intro / To Solteiro
  2. Que pena que acabou
  3. Coração não mente
  4. 50/50%
  5. Cê sabe que sou seu
  6. É isso que cê quer
  7. Homem de família
  8. Nosso jeito de gostar
  9. Não paro de beber
  10. Jejum de amor
  11. Abre o portão que eu cheguei
  12. Bebendo mais amando menos
  13. Cidade acordada
  14. Vai Passar
  15. Piano e voz
  16. Tão rara
  17. Cara de pau
  18. Bota aliança no bolso
  19. FDS
  20. Tá faltando eu
  21. Que pena que acabou / Fim
  22. Se é pra beber eu bebo

Recomendado para você

Notícias recentes

Playlists