Luto

Morre Benedito Seviéro, compositor de sucessos como “Boate Azul” e “Último Adeus”

Importante nome na música sertaneja, Seviéro morreu vítima de um infarto. Conheça um pouco mais sobre sua história e como surgiu a famosa canção “Boate Azul”

A música sertaneja perdeu na manhã da última quarta-feira (20) mais que um compositor. Um grande dos grandes responsáveis pela música sertaneja se tornar o que é hoje. Aos 84 anos, o compositor Benedito Onofre Seviéro morreu vítima de um infarto.

Nascido em 20 de outubro de 1931, no então distrito de Trabiju, município de Boa Esperança do Sul, Seviéro tem mais de 2000 composições gravadas por mais de 300 diversas duplas, trios e cantores brasileiros. O sucesso que mais marcou a sua carreira foi a música Boate Azul, gravada originalmente pela dupla Joaquim e Manuel.

Em entrevista ao Jornal Cidade, de Bauru, em janeiro de 2013, Seviéro contou que o parceiro de composição Tomaz foi quem fez a melodia e a ele coube escrever a letra de Boate Azul.

Foi uma boate de Apucarana-PR que me inspirou. Chamava ‘Boate Noite Azul’. Fomos fazer show com Tibagi e Miltinho. Naquela madrugada, morreu papa João 23 (3/6/1963) e não teve o show. Aqueles bêbados ficavam na porta da boate. Aquilo tudo ajudou a conduzir a letra”, disse na época ao jornal.

A música Boate Azul enfrentou problemas com a censura e só foi liberada para valer em 1980. Segundo Seviéro, ninguém imaginava que a música iria ter tanto sucesso.

Ouça “Boate Azul” interpretada por Joaquim & Manuel

Entre outras músicas de sua autoria que também tiveram sucesso, se destacam Último Adeus (música composta em parceria com Ronaldo Adriano e José Homero e gravada pelo Trio Parada Dura), Espuma de Cerveja (composta em parceria com Toni Gomide e gravada por Gian e Giovani) e Mulher Boa (gravada por Teodoro e Sampaio e composta em parceria com Teodoro).

Dia 20

Dizem que coincidências não existem. Exatamente no dia 20 de janeiro, dessa vez em 1981, faleceu Goiá, outro importante nome na música sertaneja. Dentre outras músicas famosas, Goiá foi um dos autores do hino Saudades da Minha Terra.

O enterro de Seviéro aconteceu hoje, quinta-feira (21), às 10h, no Cemitério de Camilópolis, em Santo André.

Último Adeus

Recomendado para você

Notícias recentes

Playlists