“Arraial da Inezita Barroso”

Virada Cultural (SP) faz homenagem a Inezita Barroso neste final de semana

Em um dos palcos passarão orquestra, duplas e grupos para homenagear a compositora, cantora, apresentadora, violeira, pesquisadora e eterna defensora da música caipira, Inezita Barroso

A 11ª edição da Virada Cultural acontece neste final de semana durante 24 horas seguidas, entre os dias 20 e 21 de junho na cidade de São Paulo (SP). Este ano, o evento trará o “Arraial da Inezita Barroso”, uma homenagem à Inezita Barroso, que acontecerá no palco República.

Considerada a grande dama da moda de viola, Inezita morreu aos 90 anos de idade no dia 8 de março de 2015 (no dia internacional da mulher). É dela a autoria da música “Marvada Pinga” (ou “Moda da Pinga”). Revolucionária, foi a primeira mulher a gravar uma moda de viola no Brasil.

Atrações

No palco do “Arraial da Inezita Barroso” passará a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, regida pelo maestro Rui Torneze; os irmãos mineiros Zé Mulato & Cassiano e a dupla Pedro Bento & Zé Estrada.

Além desses shows, outras duas apresentações também homenagearão dona Inezita. Uma delas será a do grupo paulistano Matuto Moderno, que entrará no palco acompanhado do violeiro Índio Cachoeira e do grupo Os Favoritos da Catira. Eles prometem uma mistura que funde clássicos ponteados de viola e muita dança caipira.

A outra homenagem fica por conta do trio formado por Wandi Dorattiotto, Paulo Freire e Maurício Pereira, que subirão ao palco para apresentar canções do repertório de Alvarenga e Ranchinho, Tonico e Tinoco e outros grandes nomes.

Recomendado para você

Notícias recentes

Playlists